EFEITOS DE 6 SEMANAS NA PERIODIZAÇÃO DO TREINAMENTO NO AGACHAMENTO COM E SEM A UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA VIBRATÓRIA

O objetivo deste estudo foi analisar os efeitos de 6 semanas de treinamento periodizado no agachamento com e sem a utilização da plataforma vibratória (baixa freqüência de aplicação) sendo que a plataforma era utilizada antes e entre as séries.

Trinta homens com idade variando entre 20 e 30 anos e, no mínimo, 6 meses de experiência no treinamento resistido participaram do estudo sendo divididos em 3 grupos:

G1 (N=6): Controle (que, apesar de não participar do estudo, se manteve ativo fazendo, inclusive, parte dos protocolos de avaliação);

G2 (N=13): Realizou 6 semanas de treinamento realizando o agachamento ao mesmo tempo que era submetido a plataforma vibratória (50 Hz) antes e após as séries

G3 (N=11): Realizou apenas o agachamento durante as 6 semanas.

Ambos os grupos completaram 12 sessões de treino com carga variando entre 55% a 90% de 1RM (70 a 90% de 1RM nas 4 primeiras semanas e 55% a 75% nas 2 últimas semanas) com 3-5 repetições realizadas 2x por semana com intervalo de 72 horas entre as sessões. No segundo treino da semana, a carga foi reduzida em 10%-15% com agachamentos de alta velocidade sendo realizados nas 3 últimas semanas. Os intervalos de recuperação entre as séries foram de 240 segundos.

Inicialmente, foi aplicada uma carga de 50Hz durante 30 segundos em baixa amplitude (peak-peak 2-4mm). Um período de recuperação de 180 segundos antes do primeiro agachamento foi então aplicado. O treinamento vibratório voltou a ser aplicado de forma intermitente (50 Hz, alta amplitude, peak-peak, 4-6mm com 3×10 segundos após 60, 120 e 180 segundos de recuperação). Os participantes descansavam, então, mais 60 segundos antes de realizar mais uma série de agachamento (pra maiores detalhes, ver figura abaixo). Vale lembrar, mais uma vez, que foram utilizadas 3-5 repetições por sessão de treino.

Os testes de 1RM foram realizados durante as semanas 1, 3 e 7.

A análise estatística comprovou diferença significativa na força nos grupos 2 e 3 (medidas de 1RM feitas entre as semanas 1-3; 3-7 e 1-7).Houve também diminuição do % de gordura da região da coxa. Esses dados comprovam os efeitos positivos em relação à melhora de força no uso de plataformas vibratórias.

REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Lamont, HS, Cramer, JT, Bemben, DA, Shehab, RL, Anderson, MA, and Bemben, MG. Effects of 6 weeks periodized squat training with or without whole-body vibration upon short-termadaptations in squat strength and body composition. J Strength Cond Res 25(7): 1839–1848, 2011.

16 Comentário(s)! Comente mais!

  1. Temos q ficar atentos nesse exiciecro pois as propriedades elasticas de uma articulae7e3o e9 diferente das q encontramos nos musculos, e outro fator importante tambe9m e q quanto maior a flexe3o do joelho maior vai ser a tense3o na patela ente3o sugiro(opnie3o particular) ne3o chegar a uma flexe3o de 90ba na execue7e3o desse exiciecro e ficar atento tambem no posicionamento da coluna

    Postado em 24/01/2015
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    Postado em 13/02/2015
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    Postado em 19/02/2015
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    Postado em 23/03/2015
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    Postado em 24/03/2015
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    Postado em 16/04/2015
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    Postado em 17/04/2015

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