O USO DE ESTERÓIDES ANABOLIZANTES NO ESPORTE

» Esteróides anabolizantes são substâncias consideradas “construtoras” de músculos que apresentam efeitos semelhantes aos da testosterona, principal hormônio sexual masculino. São consumidas por atletas que, com isso, esperam aumentar a massa corporal pouco desenvolvida, a força muscular, o vigor e a resistência.


» Embora não ocorra com todos, muitos atletas que aliam o uso de esteróides anabolizantes ao treinamento com pesos têm maior aumento da massa corporal e força muscular que o obtido somente através do treinamento. Não há provas sistemáticas de que os esteróides anabolizantes aumentem a velocidade em corridas, ou a resistência em competições esportivas prolongadas.


» Os efeitos colaterais, físicos e mentais do uso abusivo de esteróides anabolizantes em crianças e adultos são raros, mas constituem risco de vida. Basicamente, todos os atletas que utilizam esteróides em excesso sofrerão pelo menos um dos efeitos adversos menos graves dessas substâncias, incluindo distúrbios na produção de espermatozóides ou na menstruação, acne, queda de cabelo e perturbações psicológicas leves.

ESTEROIDES ANABOLIZANTES E FORÇA
» O efeito direto dos esteróides anabolizantes sobre a massa muscular pode trazer vantagens óbvias a muitos tipos de atividades esportivas que exijam grande força e energia. Além disso, algumas pessoas acreditam que os esteróides atuam indiretamente através do sistema nervoso central. Os atletas afirmam que se sentem mais agressivos, menos cansados e que se recuperam mais rapidamente ao exercitarem-se com pesos, quando estão usando esteróides . Assim, acreditam que os efeitos dos esteróides anabolizantes sobre o sistema nervoso central lhes permite executar exercícios com pesos em maior intensidade e por períodos mais longos. Por sua vez, esse aumento no volume e na quantidade do treinamento com pesos pode levar ao desenvolvimento da massa muscular e a uma maior capacidade do sistema nervoso central de mobilizar mais fibras musculares, com, conseqüente aumento de força e energia. Infelizmente, há pouca ou nenhuma base científica que sustente essa tese.

ESTERÓIDES ANABOLIZANTES E RESISTÊNCIA AERÓBIA

»Um dos benefícios relacionados ao uso de esteróides anabolizantes entre atletas é o aumento da concentração de hemoglobina e do volume sangüíneo, efeito potencialmente útil em exercícios prolongados que exijam resistência, caso essa reação resulte em uma maior capacidade de transferir oxigênio para os músculos em movimento. Esses supostos benefícios baseiam-se na noção de que altas doses de hormônio androgênico levam a um aumento de hemoglobina em homens normais . Por exemplo, um estudo com atletas que utilizavam esteróides demonstrou que após 6 meses de treinamento, eles apresentavam um aumento de 9,6% em hematócritos e de 9,5% na contagem das hemácias, mas nenhum mudança significativa na concentração de hemoglobina . Infelizmente, o estudo não mencionou a determinação do volume de sangue.

ABUSO DE ESTERÓIDES ANABOLIZANTES

»O uso adequado dos esteróides anabolizantes está restrito a poucas moléstias e condições médicas. A utilização dessas substâncias fora desse âmbito já é uma forma de abuso. A determinação da extensão do uso abusivo de esteróides anabolizantes entre vários tipos de atletas e entre não-atletas baseia-se principalmente no que se ouve dizer e em resultados de pesquisas relativamente pouco elaboradas, com alguns grupos escolhidos. Clement (4), por exemplo, relata o resultado de 220 questionários - que faziam parte de uma remessa não especificada, mas muito maior - enviada a todos os atletas canadenses de importância internacional. Dos 220 que responderam, 11 admitiram já ter usado esteróides anabolizantes. Nesses 11, havia dois levantadores de peso, um jogador de basquete, um remador, e outros 7 que não identificaram seu esporte. Da mesma forma, em pesquisa realizada entre praticantes de atletismo dos Jogos Olímpicos de 1972, 68% dos participantes em provas de campo, corridas de velocidade e corridas de meia distância afirmaram ter utilizado esteróides anabolizantes . Diz-se que os esteróides anabolizantes e outras substâncias são utilizados praticamente em todo o mundo por fisiculturistas e pela maioria dos participantes em competições nacionais e internacionais de provas de levantamento de peso e sustentação e de provas de campo, como arremesso de peso e disco . Parece, também, que um número considerável de atletas do sexo feminino estão abusando do uso de esteróides anabolizantes, principalmente aquelas que se dedicam à fisicultura e ao levantamento de peso.

Pesquisas conduzidas entre atletas que participam de competições menos importantes demonstram que a extensão do abuso dessas substâncias é menor entre esses grupos. Em dois estudos realizados com alunos de universidades americanas, 17 a 20% dos atletas que forneceram respostas e que competiam em provas interuniversitárias afirmaram utilizar esteróides anabolizantes. De 361 atletas do segundo grau entrevistados, 2,5% admitiram usar esteróides. No Estado de Arkansas foi realizado, estudo com alunos, atletas e não-atletas, da 7ª e 8ª séries do primeiro grau: 95, entre 853 meninos (11%) e 5 entre 914 meninas (0,5%) já haviam usado ou estavam usando esteróides anabolizantes. As pesquisas indicam que muitos jovens estão utilizando essas substâncias para melhorar a aparência física e não necessariamente para melhor o desempenho esportivo.

INFORMAÇÕES RETIRADAS DO ARTIGO

GATORADE SPORTS SCIENCE INSTITUTE
SPORTS SCIENCE EXCHANGE 05

Maio/Junho - 1996
O Uso Abusivo De Esteróides Anabolizantes No Esporte
David R. Lamb. PhD.
Laboratório de Fisiologia do Exercício
Faculdade de Saúde, Educação Física e Recreação.
The Ohio State University
Presidente, Gatorade Sports Science Institute

3 Comentário(s)! Comente mais!

  1. fgjpvuo online payday loans

    Postado em 15/05/2014
  2. adorei esta e sintese de anabolizantes

    Postado em 21/08/2014
  3. aeldfx quickquid

    Postado em 12/11/2014

Deixe seu Comentário!

Preencha os campos abaixo. Campos obrigatórios marcados com *
*
*